top of page
MIBE2020.jpg
Programa MIBE.jpg

Elaboração de Haikus de datas comemorativas

Uma turma de Campia e duas da Escola Secundária do 9.ºano foram convidadas a elaborar HAIKUS subordinados ao tema "Saúde e Bem-Estar" e/ou relacionados com efemérides do mês de outubro. Resultado: criação de haikus bastante interessantes que podes ver no mural aqui publicado.

Dia Nacional da Água

1 de outubro é Dia Nacional da Água, um dia criado para refletir e sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo.
Apesar do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, existir desde 1993, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas, Portugal tem o seu próprio dia da água, comemorado a nível nacional: um de outubro foi a data escolhida para o dia coincidir com o início do ciclo hidrológico, isto é, o período em que começa o tempo da chuva.
Para assinalar esta data, deixamos-te uma curta-metragem portuguesa.

Esta atividade, desenvolvida em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito dos Domínios Educação e Sustentabilidade Ambiental, visa sensibilizar os alunos para a enorme produção de lixo; alertar para a condição social dos que vivem e trabalham no aterro do Gramacho no Rio de Janeiro; e, à semelhança dos protagonistas do documentário, os alunos são convidados a elaborar uma "peça de arte" com material (lixo). O produto final será divulgado, a partir de fotos dos trabalhos realizados, no dia 31 de outubro, nos sítios da BE.

´Documentário _Lixo Extraordinário_ - de
20201008_123127.jpg

Dia Mundial do Polvo

Sabias que no dia 8 de outubro se comemora o Dia Mundial do Polvo?

Vamos saber um pouco mais acerca deste molusco marinho:
Com mais de 300 milhões de anos, os polvos são das espécies mais antigas, precedendo os dinossauros. São constituídos por 90% de músculos e como não possuem ossos eles podem caber em espaços do tamanho de uma moeda. Eles podem ainda mudar de cor e de textura de pele rapidamente.
Um polvo tem cerca de 500 milhões de neurónios no cérebro e nos tentáculos, tem três corações e sangue azul, existindo 300 espécies de polvos reconhecidas. Todas as espécies são venenosas, mas apenas uma é perigosa ao homem: o polvo de anéis azuis, responsável por duas mortes.
Uma fêmea pode colocar 100 mil ovos e ter 280 ventosas em cada tentáculo.
Cerca de 50 mil toneladas de polvos são pescadas todos os anos, não sabendo os cientistas quantos polvos existem ainda nos oceanos.

Apresenta uma distribuição mundial, existindo em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, sendo abundante no Mediterrâneo, no Oceano Atlântico Oriental e no Japão. Pode ser encontrado junto à costa ou a profundidades de 100-150m.

Esta espécie é um importante recurso para as comunidades piscatórias, sendo um alimento muito apreciado pelo consumidor.

O ciclo de vida do polvo é influenciado pela temperatura da água, podendo viver entre 12 a 24 meses. As fêmeas tomam conta da sua descendência, limpando e oxigenando os ovos. Durante este período a fêmea não se alimenta perdendo cerca de 30% do seu peso, o que conduz normalmente à morte após a eclosão dos descendentes.

A sua capacidade de se camuflar no meio ambiente e a agilidade com que se move são características que o tornam uma espécie muito popular.

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

Add a Title

O Polvo na Literatura

Mas já que estamos nas covas do mar, antes que saiamos delas, temos lá o irmão Polvo, contra o qual têm suas queixas, e grandes, não menos que São Basílio, e Santo Ambrósio. O Polvo com aquele seu capelo na cabeça parece um Monge, com aqueles seus raios estendidos, parece uma Estrela, com aquele não ter osso, nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão. E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa, testemunham constantemente os dois grandes Doutores da Igreja Latina, e Grega, que o dito Polvo é o maior traidor do mar. Consiste esta traição do Polvo primeiramente em se vestir, ou pintar das mesmas cores de todas aquelas cores, a que está pegado. As cores, que no Camaleão são gala, no Polvo são malícia; as figuras, que em Proteu1 são fábula, no Polvo são verdade, e artifício. Se está nos limos, faz-se verde; se está na areia, faz-se branco; se está no lodo, faz-se pardo; e se está em alguma pedra, como mais ordinariamente costuma estar, faz-se da cor da mesma pedra. E daqui que sucede? Sucede que outro peixe inocente da traição vai passando desacautelado, e o salteador, que está de emboscada dentro do seu próprio engano, lança-lhe os braços de repente, e fá-lo prisioneiro. Fizera mais Judas? Não fizera mais; porque nem fez tanto. Judas abraçou a Cristo, mas outros O prenderam: o Polvo é o que abraça, e mais o que prende. Judas com os braços fez o sinal, e o Polvo dos próprios braços faz as cordas. Judas é verdade que foi traidor, mas com lanternas diante: traçou a traição às escuras, mas executou-a muito às claras. O Polvo escurecendo-se a si tira a vista aos outros, e a primeira traição, e roubo, que faz, é à luz, para que não distinga as cores. Vê, Peixe aleivoso, e vil, qual é a tua maldade, pois Judas em tua comparação já é menos traidor.

Oh que excesso tão afrontoso, e tão indigno de um elemento tão puro, tão claro, e tão cristalino como o da Água, espelho natural não só da terra, senão do mesmo Céu. Lá disse o Profeta por encarecimento que «nas nuvens do ar até a água é escura»: Tenebrosa aqua in nubibus aeris [Sl 17, 12]. E disse nomeadamente «nas nuvens do ar», para atribuir a escuridade ao outro elemento, e não à água, a qual em seu próprio elemento sempre é clara, diáfana, e transparente, em que nada se pode ocultar, encobrir, nem dissimular. E que neste mesmo elemento se crie, se conserve, e se exercite com tanto dano do bem público um monstro tão dissimulado, tão fingido, tão astuto, tão enganoso, e tão conhecidamente traidor?

Padre António Vieira, «Sermão de Santo António», in José Eduardo Franco e Pedro Calafate (dir.), Obra completa, tomo II, volume X

Dia Mundial do OVO

O Dia Mundial do Ovo foi estabelecido em 1996, pela International Egg Commission (IEC), uma organização que representa a indústria global de ovos. Este dia é comemorado todos os anos, na segunda sexta-feira de outubro, e pretende celebrar o Ovo, o alimento mais completo da Natureza, um pouco por todo o mundo.

O Ovo é o alimento mais completo, logo depois do leite materno, extremamente rico em inúmeros nutrientes, sendo, por isso, aconselhado em qualquer idade, como parte integrante de uma alimentação saudável e equilibrada. Efetivamente, contrariando crenças antigas, que consideravam o ovo um dos maiores vilões da alimentação saudável, hoje, está provado que o consumo de ovos em nada influencia o aumento do mau colesterol, sendo, pelo contrário, um aliado para quem pretende manter uma alimentação saudável e equilibrada. O ovo é um alimento extremamente rico em inúmeros nutrientes, entre os quais se destacam as proteínas, as vitaminas, o magnésio, o fósforo ou a colina.

Deixamos-te links com receitas saudáveis:

https://www.vidaativa.pt/receitas-saudaveis-com-ovos/

https://quintalsaudavel.com/ingredientes/ovo/

https://www.casalmisterio.com/5-maneiras-deliciosas-e-saudaveis-de-644491

https://fitpeople.com/pt/dieta-e-nutricao/receitas-saudaveis-com-ovos/

Sessão: Alimentação Equilibrada

alimentação_Equilibrada.jpg

Vídeo de referência

Realizou-se, em 13 de outubro, a sessão sobre alimentação saudável destinada aos alunos do 5.ºano de Campia. Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares e desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares foram os principais objetivos na promoção desta atividade.

Dia Mundial da Alimentação

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los. Em cada ano um tema é escolhido e em mais de 150 países, ocorrem celebrações com a realização de diversos eventos.

 

A FAO é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso a alimentação e que essa seja de boa qualidade.

 

Atualmente, a população mundial é de cerca de 7,7 mil milhões de pessoas, dentre elas, 820 milhões são afetadas pela fome. Esse número tem crescido nos últimos anos e é um dado preocupante. Estima-se que, no ano de 2050, a população mundial seja de cerca de 9 mil milhões de pessoas. Em face desta situação, é importante pensar em estratégias que garantam um aumento da produtividade, para que todas as populações sejam beneficiadas com uma alimentação de qualidade e que esta seja produzida de forma sustentável.

 

Esta comemoração visa, assim, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando para a necessidade da produção de alimentos. Este dia é, também, importante para fortalecer a cooperação entre os países na luta contra a fome, subnutrição e pobreza.

Testa os teus conhecimentos nos quizzes que te propomos no seguinte link:

https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/informacao-util/inspiracao/quizzes/

D

Hora do Conto - 16 a 26 de Outubro.jpg

Entre o dia 16 e 26 de outubro foi realizada a Hora do Conto com a dinamização da história "O menino que não gostava de sopa", destinada aos alunos do 1.º Ciclo do AGEVC. Promover o gosto pela leitura e pela audição de histórias, identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares e desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares foram os principais objetivos na promoção desta atividade. No final, os discentes receberam um marcador de livros com a roda dos alimentos.

Dia Mundial do Pão

Assinala-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão. O Dia Mundial do Pão é assinalado desde 2000, para valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo, lembrar a sua importância na alimentação diária e a sua versatilidade no preparo de inúmeras receitas. A escolha desta data ocorreu em Nova York, quando a UIB – International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (União Internacional de Padeiros e Afins) a instituiu oficialmente.

O pão é uma é fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo, como também de vitaminas e minerais. Rico em hidratos de carbono complexos, promove uma maior saciedade e energia para todo o dia e apresenta um preço acessível, estando disponível para toda a população uma vez que tem um grande nível de distribuição.

Transversal à maior parte das culturas, o pão está presente em vários momentos do dia, contribuindo para tal a enorme variedade de pães a que hoje temos acesso, quer a nível de formatos, quer a nível de composição ao incluir diferentes cereais como o centeio, a cevada, a espelta, o trigo integral ou outros.

História do pão
O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo que consumia trigo de qualidade inferior, porque o trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento. No Egipto os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.
O contacto dos povos de Israel com os do Egipto contribuíram para o aparecimento da primeiras padarias que surgiram em Jerusalém. Os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita dos egípcios e começaram a produzir pão. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.

Na Grécia o pão surgiu na mesma época que no Egipto, já em Roma foi mais tarde (800 anos a.C.). Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que se criou a primeira escola para padeiros, tendo-se tornado o principal alimento daquela civilização preparado em padarias públicas.

Com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.
Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

Realizou-se a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a sessão sobre alimentação saudável destinada aos alunos do 6.ºano de Campia. Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares e desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares foram os principais objetivos na promoção desta atividade.

Dia Mundial da  Maçã

A maçã é um fruto que não contém gorduras e é constituída por compostos que combatem o colesterol, razão pela qual é uma fruta muito recomendada pelos médicos. A maçã beneficia ainda as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais ligados à memória. É uma fruta aliada do cérebro que deve ser ingerida nas pausas do trabalho ou do estudo.

No dia mundial da maçã, conhece dez benefícios que esta fruta pode trazer:

1 – Reduz os riscos de diabetes: A maçã é rica em pectina, estas fibras ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo, diminuindo o risco do desenvolvimento de diabetes.

2- É uma ótima fonte de vitamina C, por isso, é essencial incluí-la no teu plano alimentar diário. O seu poder antioxidante é uma das grandes vantagens.

3 – Previne o envelhecimento precoce. Por ser rica em propriedades antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo diário da maçã atua combatendo as ações dos radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável, além de proteger o nosso organismo de diversas doenças.

4 – A maçã é hidratante. Cerca de 80 por cento desta fruta é composta por água, sendo por isso um alimento de poder hidratante que deve incluir na alimentação diária. Se tens dificuldade em ingerir muita água ao longo dia, apostar neste tipo de frutas é uma boa solução.

5 – Ajuda no emagrecimento. As fibras presentes, essencialmente na casca da maçã, ajudam a proporcionar saciedade, diminuindo a fome e favorecendo a perda de calorias. Além disso, as fibras da maçã contribuem para o desenvolvimento da massa magra, quando aliamos a prática de atividade física.

6- Prevenção do Cancro. As pessoas que consumam uma maçã por dia têm menos riscos de desenvolver diversos tipos de células cancerígenas. De acordo com um estudo americano, a maçã diminui o risco de cancro de pulmão, intestino, boca, sistema digestivo e até mesmo cancro da mama.

 

7 – Cérebro saudável. O consumo regular da maçã melhora a nossa capacidade cerebral, reduz os riscos de desenvolver o Alzheimer ou um AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo. A presença do ácido fólico e das vitaminas do complexo B e C atuam em prol da memória e no melhoramento do funcionamento do sistema nervoso central. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neuro degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

8 – Previne complicações respiratórias. O poderoso agente antioxidantes encontrados na maçã, atuam diariamente protegendo os pulmões e melhorando a nossa capacidade respiratória. A fruta também pode diminuir as crises de asma e de outras doenças crónicas.

9- Fortalece o sistema imunitário. As maçãs contêm poderosos nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Possuem fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Além disso, a fruta é fonte de vitamina C que contribui para que o organismo desenvolva resistência. Sendo assim, protege o organismo de doenças como gripes e resfriados.

 

10 – Ajuda a saúde oral: A crença popular de que comer uma maçã substitui a o ato de escovar os dentes não é verdadeira, mas isso não significa que não existam benefícios da maçã para os dentes. A maçã tem a propriedade de estimular a produção de saliva durante a mastigação, o que reduz os níveis de bactérias e, por isso, diminui o risco de cáries e outros problemas nos dentes, mantendo-os também mais brancos. Protege a garganta e a voz. Ficar rouco ou ter dores de garganta é algo comum e não só para quem usa a voz como principal utensilio de trabalho. A maçã possui ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz.

Sugestão:

No Dia Internacional da Maçã podes fazer uma tarte de maçã ou distribuir maçãs pela família. Também podes experimentar um novo tipo de maçã. Todas as formas de celebrar o dia são válidas, desde que relacionadas com esta fruta.

Dia Mundial das Massas

O Dia Mundial das Massas foi, 25 de outubro,instituído em 1998 pela International Pasta Organization (IPO), entidade que promove globalmente a importância das massas alimentícias numa dieta equilibrada e saudável. Efetivamente, as massas alimentícias são adequadas à alimentação de praticamente todas as pessoas e idades, uma vez que são ricas em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e apresentam um baixo teor de gordura, colesterol e sal.

De acordo com Eva Carvalho, nutricionista responsável pelo Centro de Nutrição Milaneza: "as massas são uma fonte privilegiada de hidratos de carbono, fundamentais na nossa alimentação. Na verdade, pouco alimentos compõem uma tão vasta oferta de nutrientes como a massa que é rica em vitaminas B1, B2, B6, PP e E, ácido fólico, fosfato, cálcio, ferro, cobre, magnésio, sódio e potássio. Sendo por isso importante incluirmos o consumo de massas numa dieta equilibrada e saudável".

Já a Fundação Portuguesa de Cardiologia defende que "a facilidade de digestão e de absorção das massas é outra das inúmeras vantagens deste alimento. Esta particularidade faz com que mantenhamos os níveis sanguíneos de glicose estáveis durante mais tempo, o que assume um papel fundamental na preservação muscular e previne diversas doenças".

 

HISTÓRIA:

Pensa-se que a primeira mistura de farinha de trigo moída com água tenha ocorrido no período do neolítico tardio, há cinco mil anos antes de Cristo. Porém, terá sido somente em 1400 que os italianos começaram a comercializar a tão adorada 'pasta'.

Com o passar dos séculos, as massas foram integradas em todo o tipo de culturas gastronómicas por todo o mundo, desde os Estados Unidos à China e, também, em Portugal. Aliás, os portugueses estão no top dos 20 principais consumidores deste popular alimento, com 6,6 kg per capita. E desde há séculos que este amor pela massa é celebrado e saboreado. Um dos primeiros divulgadores de massa no nosso país terá sido o cozinheiro da rainha D. Maria I que, em 1785, publicou um livro de culinária no qual se destacam receitas de "sopa de aletria e outras massas".

MIBE 2021

Outubro é, por excelência, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico nas escolas.
Como é habitual, a BE do AGEVC juntou-se a esta efeméride e lançou um conjunto de iniciativas que se irão concretizar ao longo do mês.
"Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo" é a temática de 2021, sendo esse mote o elo comum de todas as atividades a realizar pela BE.
Aproveitem e , ao longo deste mês, requisitem livros na BE. Levem um "amigo" que, sem qualquer custo adicional, vos faça relaxar e abstrair do vosso quotidiano, vos faça viajar ...e que não vos questiona, nem vos julga!
Bo@s Leitur@s!

Programa MIBE2021 (1).jpg

Com o intuito de promover a requisição domiciliária e, consequentemente, fomentar o contacto com o livro e com a leitura (EPE e 1.º ano) e hábitos de leitura autónoma (2.º ao 4.º anos), a BE irá levar a cabo "Leva-me contigo" e "Leva-me contigo e partilha-me com o papá e com a mamã", convidando as crianças destes níveis de ensino a visitar a BE e a dialogar com elas sobre a importância da leitura, tendo como ponto de partida o seguinte vídeo promocional do PNL:

Com o intuito de promover a requisição domiciliária e, consequentemente, fomentar o contacto com o livro e com a leitura (EPE e 1.º ano) e hábitos de leitura autónoma (2.º ao 4.º anos), a BE irá levar a cabo, ao longo do mês de outubro, "Leva-me contigo" (2.º ao 4.º ano) e "Leva-me contigo e partilha-me com o papá e com a mamã" (EPE e 1.º ano), convidando as crianças destes níveis de ensino a visitar a BE e a dialogar com elas sobre a importância da leitura, tendo como ponto de partida o vídeo promocional do PNL “Vai mais ao livro”. No final, cada criança recebe um saco (oferecido pelo PNL) e requisita um livro.

Esta iniciativa será desenvolvida ao longo do ano letivo e culminará no apuramento do “Top Leitor” 2022.

No sentido de envolver as crianças de Viladra e de Cambra, a PB levará mensalmente livros para requisição a estas escolas.

 A primeira sessão já se realizou.

Com o intuito de promover a requisição domiciliária e, consequentemente, fomentar o contacto com o livro e com a leitura (EPE e 1.º ano) e hábitos de leitura autónoma (2.º ao 4.º anos), a BE irá levar a cabo, ao longo do mês de outubro, "Leva-me contigo" (2.º ao 4.º ano) e "Leva-me contigo e partilha-me com o papá e com a mamã" (EPE e 1.º ano), convidando as crianças destes níveis de ensino a visitar a BE e a dialogar com elas sobre a importância da leitura, tendo como ponto de partida o vídeo promocional do PNL “Vai mais ao livro”. No final, cada criança recebe um saco (oferecido pelo PNL) e requisita um livro.

Esta iniciativa será desenvolvida ao longo do ano letivo e culminará no apuramento do “Top Leitor” 2022.

No sentido de envolver as crianças de Viladra e de Cambra, a PB levará mensalmente livros para requisição a estas escolas.

 A segunda sessão realizou-se no dia 7 de outubro na EB de Campia, junto dos alunos do 3.º e 4.º anos.

Hora do Conto.jpg
MAruxa.jpg

Esta atividade, realizada entre 21 e 28 de outubro, teve em consideração a temática do MIBE, Contos de Fadas e Contos tradicionais de todo o Mundo, privilegiou a oralidade e a interculturalidade. Para a sua dinamização foram utilizados recursos digitais: um mapa criado no Genial.ly, contendo quatro contos (México, Índia, África e Espanha - vídeos do programa Zigzag - RTP2) e, no final da audição dos contos, as crianças fizeram um jogo, criado no Quizizz. Como prémio, receberam um íman MIBE.

Esta atividade, prevista para ser realizada no dia 27 de outubro, teve de ser reagendada para o dia 3 de novembro por motivos alheios à nossa vontade. 

A dramatização do conto "Maruxa" foi protagonizada pelo 8.ºB e teve como público-alvo o 7.ºB da Escola Secundária de Vouzela. A seleção deste conto teve em consideração a temática do MIBE e foi articulada com Cidadania e Desenvolvimento, no conteúdo "Igualdade de Género".

Agrupamento de Escoals de Vouzela e Campia.jpg

Esta atividade, prevista para ser realizada no dia 25 de outubro, teve de ser reagendada para dia 15 de novembro por motivos alheios à nossa vontade.

A dramatização "Capuchinho Vermelho ...nos nossos dias" foi protagonizada pelo 7.ºA e teve como público-alvo o 7.ºB e 7.ºC da Escola Secundária de Vouzela. A seleção deste conto teve em consideração a temática do MIBE e foi dinamizada pela professora de Português em articulação com a Biblioteca Escolar.

MIBE2022.png

MIBE: Formação do Utilizador

A Biblioteca Escolar tem como objetivo ir ao encontro das necessidades dos seus utilizadores. Como tal, a professora bibliotecária dinamizou, no dia 3 de outubro de 2022, na biblioteca escolar da ES de Vouzela, sessões de formação do utilizador, destinadas ao 7.ºA, B, C e D, de modo a fornecer informações úteis sobre a utilização do seu espaço e dos seus recursos e equipamentos. No final, os discentes resolveram um pequeno quiz criado no Nearpod.

MIBE: TOP LEITOR 2022-2023

O concurso Top Leitor tem como objetivos principais promover o livro e a leitura e contribuir para o aumento dos hábitos de leitura recreativa, premiando os leitores mais dedicados da nossa comunidade educativa. Por esse motivo, no presente ano letivo e no âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", vamos continuar a dinamizar este concurso.

MIBE: projeto "Ler+ Ser+> Cidadania" - "Leva-me contigo" (1.º ano) e "Leva-me contigo e partilha-me com o papá e com a mamã" (2.º, 3.º e 4.ºanos)

No dia 6 de outubro, a professora bibliotecária deslocou-se à EB de Cambra e à EB de Viladra para deixar livros aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
Os alunos do 1.º ano receberam uma mochila para transportarem o seu “amigo” livro para casa.
No presente ano letivo, esta atividade far-se-á uma vez por período.

MIBE: 1.ª sessão de preparação para o encontro com Cristina Quental e Mariana Magalhães

Realizou-se, no dia 6 de outubro, a primeira sessão de preparação para o encontro com as escritoras Cristina Quental e Mariana Magalhães, destinada às crianças do 1.ºano da EB de Campia.
A dinamização do livro "O Ciclo do Pão" foi feita pela professora Natividade e o jogo de perguntas sobre a história foi realizado pela professora bibliotecária.
No final, cada uma das crianças recebeu uma mochila para levar livros da BE para casa.

MIBE: Hora do Conto

A professora bibliotecária e a psicóloga do AGEVC vão dinamizar sessões de "Hora do Conto" a partir das histórias "O Livro da Paz" e "Bully"

Cartaz.png

Realizou-se, no dia 12 de outubro, a primeira sessão da “Hora do Conto” destinada às crianças do pré-escolar e do 1.º CEB da EB de Cambra.

Tendo como ponto de partida a temática do MIBE, Ler para a Paz e Harmonia Globais, a professora bibliotecária e a psicóloga do AGEVC dinamizaram duas histórias: “O Livro da Paz”, de Todd Parr, e “Bully -Um mauzão que gostava de magoar os seus colegas, de Rita Y. Toews e Vera Ramalho. Com a primeira história, a professora bibliotecária levou as crianças a partilhar e a aprender outras formas de promover a paz, utilizando como recursos de apoio um vídeo e um jogo de memória. Com a segunda história, a psicóloga pegou numa situação que é contrária à paz, o bullying, levando as crianças a partilharem experiências e opiniões sobre esta realidade que muitas vezes povoa os recreios escolares, resolvendo com elas um pequeno quiz, onde se identificaram situações de bullying, como combatê-las e a quem recorrer se as crianças se identificarem ou estiveram a viver uma situação semelhante. No final, os alunos do 1.º CEB receberam um prémio: um infográfico onde puderam assinalar as situações que consideram mais importantes na promoção da PAZ.

Realizou-se, no dia 18 de outubro, a terceira sessão  sessão de preparação para o encontro com Cristina Quental e Mariana Magalhães destinada às crianças do 2.º e 3.º anos da EB de Campia.

Depois de terem lido e explorado a história “Ciclo do Pão”, de Cristina Quental e Mariana Magalhães, os alunos da professora Alice (2.º e 3.º anos da EB de Campia) resolveram um jogo relacionado com a história com a professora bibliotecária.

No dia 25 de outubro, na Biblioteca Escolar da EB de Campia, realizou-se, no âmbito da comemoração do MIBE, uma sessão de apresentação de atividades dinamizadas pelos alunos do 7.ºAC e do 8.ºAC. A turma do 7.ºAC fez uma leitura expressiva do conto tradicional “Os três conselhos” e quatro alunos do 8.ºAC apresentaram os poemas “Qui veut la paix” e “Un mot s’en va” de MBAYO Lazare.

Parabéns a todos os alunos envolvidos. Agradecimento muito especial à professora Alexandra Matos que gentilmente aceitou o desafio da professora bibliotecária.

Vai estar patente na Biblioteca Escolar da ES de Vouzela, até meados de novembro, a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas 7.ºA, B, C e D e pelos alunos do Clube de Artes, realizada no âmbito da comemoração do MIBE, em articulação com a disciplina de Educação Visual e organizado pela professora da disciplina. Este ano o tema proposto foi “Harmonia e Paz”.
No primeiro painel estão representadas algumas figuras que, de alguma forma contribuíram para a Harmonia e Paz mundial, tanto nos aspetos sociais como nos ambientais: Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Greta Thunberg e Martin Luther King. Cada aluno teve a responsabilidade de contribuir com a sua pequena parte no desenho.
No segundo painel foi proposto que os alunos pensassem no que deveria sair de uma arma, que não fosse portador de sofrimento e morte, tal como é uma bala ou a própria guerra. Os alunos deram asas à imaginação e desenharam coisas simples e sentimentos que os fazem felizes.

MIBE: Hora do Conto

EPE de Campia e 1.ºCEB de Campia - 2 de novembro

EPE e 1.º CEB de Viladra - 9 de novembro

Tendo como ponto de partida a temática do MIBE, Ler para a Paz e Harmonia Globais, a professora bibliotecária e a psicóloga do AGEVC dinamizaram duas histórias: “O Livro da Paz”, de Todd Parr, e “Bully -Um mauzão que gostava de magoar os seus colegas, de Rita Y. Toews e Vera Ramalho. Com a primeira história, a professora bibliotecária levou as crianças a partilhar e a aprender outras formas de promover a paz, utilizando como recursos de apoio um vídeo e um jogo de memória. Com a segunda história, a psicóloga pegou numa situação que é contrária à paz, o bullying, levando as crianças a partilharem experiências e opiniões sobre esta realidade que muitas vezes povoa os recreios escolares, resolvendo com elas um pequeno quiz, onde se identificaram situações de bullying, como combatê-las e a quem recorrer se as crianças se identificarem ou estiveram a viver uma situação semelhante.

MIBE: Paix/Paz - 8.ºAC e 9.ºAC

No dia 15 de novembro, na Biblioteca Escolar da EB de Campia, realizou-se, no âmbito da comemoração do MIBE, uma sessão de apresentação de atividades dinamizadas pelos alunos do 8.ºAC e do 9.ºAC. A turma do 9.ºAC fez uma leitura expressiva do conto “A aia” (adaptado) e quatro alunos do 8.ºAC apresentaram os poemas “Qui veut la paix” e “Un mot s’en va” de MBAYO Lazare.

MIBE: Fake news

No âmbito da comemoração do MIBE, a equipa da biblioteca escolar, em articulação com a docente de Cidadania e Desenvolvimento do 9.ºB, apresentou, no dia 21 de novembro, o "telejornal" de fake news.
Esta atividade foi dinamizada pelos alunos da turma que criaram e compilaram várias notícias falsas num vídeo que foi apresentado na biblioteca escolar da ES de Vouzela.

MIBE: programa

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10. Este ano, o mote desta Festa da Leitura é: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar. Mediante o desafio, a BE do AGEVC vai realizar as atividades que constam no seguinte programa:

Programa MIBE 2023 (1).png

MIBE: Encontro com Pedro Leitão - sessões de divulgação de biografia e obra do autor

No dia 24 de outubro, o escritor e ilustrador Pedro Leitão virá ao nosso agrupamento para dinamizar três sessões de animação de leitura destinadas a todas as crianças do 1.º ciclo. No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária irá promover pequenas sessões, ao longo desta semana, junto das mesmas crianças.

MIBE: Apresentação do autor Pedro Leitão - 1.º ciclo da EB de Campia

No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária dinamizou duas pequenas sessões de apresentação do autor e dos seus livros junto das crianças do 1.º ciclo da EB de Campia.

MIBE: Apresentação do autor Pedro Leitão - 1.º ciclo da EB de Cambra

No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária dinamizou, no dia 13 de outubro, três pequenas sessões de apresentação do autor e dos seus livros junto das crianças do 1.º ciclo da EB de Cambra.

MIBE: Encontro com Pedro Leitão

As escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento receberam, no dia 24 de outubro, a visita do ilustrador e escritor Pedro Leitão, que proporcionou, em cada um destes espaços, uma experiência de leitura e de ilustração muito enriquecedoras. Após as boas-vindas ao autor, este fez uma breve apresentação das obras da coleção "As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", recorrendo a um PowerPoint animado, através do qual se despoletou a interação com os alunos, que foram lendo cada uma das passagens selecionadas pelo autor, mimando-as com sons, canto e gestos sugeridos pelo mesmo. Antes das questões habituais sobre a sua vida e obra, o autor brindou-nos com um momento mágico: apreciar o verdadeiro génio da ilustração em ação, construindo um pequeno mural, em papel de cenário, onde as personagens da coleção ganham destaque. Este mural, realizado em cada uma das escolas visitadas, será posteriormente pintado pelas crianças. Para terminar, Pedro Leitão deu autógrafos, personalizando-os com a personagem preferida de todas as crianças que adquiriram um exemplar, individualizando também cada desenho com a sua atividade predileta (jogar à bola, ler…). O encontro contou com a recetividade de todo o público, nomeadamente das crianças, que responderam positivamente às constantes solicitações de interação com o escritor/ilustrador. A equipa da Biblioteca Escolar ofereceu uma ilustração a aguarela, com uma imagem do artista e das suas personagens, elaborada pela professora Ivone Ramos. A professora bibliotecária agradece o apoio da Leya nesta iniciativa, o envolvimento e profissionalismo dos assistentes operacionais, senhor Pedro Tavares e dona Zinha, pela colaboração, apoio e empenho dos professores do 1.º ciclo e pelo trabalho e dedicação dos elementos da equipa envolvidos nesta atividade, Natividade Teixeira e Ivone Ramos.

Cartaz PEdro Leitão.png

MIBE: Dá cartas às personagens

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se, no dia 31 de outubro, na biblioteca da escola secundária, a atividade "Dar cartas às personagens", dinamizada pelos alunos do 7ºC. Após uma breve apresentação dos livros escolhidos, os alunos criaram uma história conjunta, entrecruzando personagens, histórias... Deste trabalho conjunto, surgiram, por exemplo, o Peter Pan a salvar um menino que viveu o holocausto; uma relação de amor incondicional a um gato preto, com umas listas amarelas (percebeu-se que nem tudo é Uma questão de cor) ou ainda três amigas que, sem se aperceberem, entraram num casarão assombrado e... adivinhem, encontraram um fantasma que as convidou para um lanche: era Dia de Halloween!
Se, inicialmente, os alunos acharam ser improvável reunir personagens de diferentes histórias, criando uma história diferente, o certo é que se revelaram criativos, empenhados, mostrando que o trabalho em equipa é sempre uma mais-valia. Parabéns, meninos!
Um muito obrigada, uma vez mais, à professora Ana Braguês, por nos ter desafiado a participar nesta comemoração, bem como à D. Anabela, por todo o carinho e disponibilidade.
Rosa de Fátima

MIBE: Exposição de Pop-ups: Biblioteca Escolar: o meu local preferido para imaginar e criar

No âmbito da comemoração do mês da Biblioteca Escolar e obedecendo ao tema: “Biblioteca Escolar: o meu local preferido para imaginar e criar”, está patente no átrio da Biblioteca da Escola Secundária de Vouzela uma exposição com trabalhos realizados na disciplina de Educação Visual pelos alunos do 7.ºD e todas as turmas do 8.º ano. Estes trabalhos consistiram na elaboração de Pop-ups tendo como base livros selecionado pelos alunos. Assim, após a escolha, leitura e análise dos livros, cada aluno imaginou uma situação tridimensional e, utilizando papel, recorte e colagem organizou e efetuou a montagem dos elementos elaborados, conseguindo desta forma fazer a ligação com o livro escolhido. A exposição poderá ser visitada até ao final de novembro.

MIBE: Hora do Conto

Entre 3 e 17 de novembro, foram dinamizadas sessões de a “Hora do Conto”, destinadas a todas as crianças da EPE e do 1.º ciclo do agrupamento. No início da atividade as crianças ouviram a canção infantil "E se eu fosse um peixinho" que lhes deu a pista do título da história que iriam ouvir: "E se eu fosse..." de Richard Zimler, acompanhada pelas ilustrações de Aurélie de Sousa, projetadas num pequeno vídeo. Seguidamente, as crianças foram convidadas a puxar pela imaginação e todas revelaram no que gostariam de se transformar…a criatividade foi o limite! Antes de dar por terminada a sessão, foram todas convidadas a resolver um quiz de imagens associadas à história e a fazer um pequeno trabalho de expressão artística.

MIBE: Leituras desafinadas - 7.ºA

A 30 de novembro, a nossa turma esteve na biblioteca a representar uma pequena dramatização sob o título Leituras desafinadas. Foi com muito nervosismo e entusiasmo que demos visibilidade a um trabalho que teve um longo processo de realização, na aula de português. O primeiro, foi ler obras literárias e selecionar excertos que pudessem ter um elo de ligação, para no final, escrever uma singela cena. Foi necessário ainda dividir os papéis pelos alunos e alunas da turma, escolher os adereços e a indumentária e o trecho musical a tocar…
Para nós, todas as fases tiveram o seu desafio… porém, o mais encantatório foi estar na biblioteca e dar vida à nossa dramatização!
Alunos/alunas do 7º A e professora de português Lina Rodrigues

bottom of page