top of page

Encontro com o escritor Amadeu Braguês

Sessões de dinamização de leitura

- Entre 26/09 e 15/10, realizaram-se sessões de preparação para o encontro com o escritor Amadeu Braguês, dando a conhecer a biografia e a bibliografia do autor, destinadas a todos os alunos do 3.º ao 7.º ano de escolaridade.

No dia 22 de outubro, realizou-se o encontro com o escritor, cuja obra, “O Caderno que queria ser Livro”, foca problemas ambientais e “oferece” soluções para os mesmos. 
Destinado aos alunos do 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, este livro foi trabalhado em articulação com os docentes de Português do 7.ºano (Campia), com as docentes de Desenvolvimento e Cidadania (7.ºano de Vouzela e de Campia), com os professores titulares de turma do 3.º e 4.º anos do Agrupamento e com as Diretoras de Turma do 2.º ciclo.
A dinamização da obra serviu, também, de ponte para apoiar campanhas de solidariedade: “O Sorriso da Mafalda” e “Papel por alimentos”.

Trabalhos realizados no âmbito do encontro com o escritor

No 1.º ciclo, em articulação com os professores titulares, foi apresentada uma dramatização sobre todos os problemas ambientais tratados na obra (4.ºano de Campia) e apresentação da coreografia "Proteger a Natureza". No 7.º ano de escolaridade, em Campia, em articulação com os professores de Português, procedeu-se à leitura integral da obra, "O Caderno que queria ser Livro", e dentro dos conteúdos programáticos, foram elaborados uma entrevista e um desafio literário ao escritor para colocar no jornal do Agrupamento (7.ºAC). A mesma turma apresentou um pequeno sketch, "Ecopontos", elaborado a partir da leitura da obra. Em Cidadania e Desenvolvimento, foi explorado o documentário "A Marcha dos Pinguins". Na Escola Secundária de Vouzela, em articulação com a docente de Cidadania e Desenvolvimento, a professora bibliotecária dinamizou sessões de apresentação do autor e da obra, "O Caderno que queria ser Livro", que serviu de base para a realização de uma pequena dramatização de um excerto relacionado com a poluição dos oceanos. Este trabalho serviu de alavanca ao arranque das campanhas "O Sorriso da Mafalda" e "Papel por Alimentos" (Banco Alimentar contra a Fome) que, com material suscetível de ser reciclado (tampas, papel, caricas), se pode participar, apoiar e ajudar campanhas de solidariedade e proteger, ao mesmo tempo, o ambiente. 

Encontro com a escritora  Lúcia Morgado

Sessões de Preparação

Entre 4 e 19 de outubro, foram dinamizadas sessões de preparação para o encontro com a escritora Lúcia Morgado, destinadas aos alunos da EPE e do 1.º e 2.º anos de escolaridade do Agrupamento.

No dia 24 de outubro, realizou-se o encontro com a escritora Lúcia Morgado, a Lili, destinado a todos os alunos da EPE e do 1.º e 2.º anos do Agrupamento. 
Dinamizado no âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrado no subtema "Ler+ Sustentabilidade e Solidariedade", esta atividade contou com a colaboração dos educadores, dos professores do 1.ºCEB e com o apoio logístico da Câmara Municipal de Vouzela.

Trabalhos realizados no âmbito do encontro

S
- Entre 15/10 e 19/10: dinamização da história “O Balão Saltitão” às crianças da EPE. Os objetivos desta atividade foram atingidos e a exploração da história com os diversos grupos foi muito interessante, pois, como recurso material foi utilizado um balão gigante que, no final da história, foi rebentado pela dinamizadora da atividade. Esta situação final serviu de mote para a exploração científica relativa ao ar que enche o balão e toda uma panóplia de curiosidades experimentais. A atividade correu conforme o planeado e a adesão dos grupos foi muito positiva.
Na EPE foram ainda realizados trabalhos com recurso a materiais naturais (paus, barba de milho, milho, ervas...) que serviram para ilustrar a Lili e a Riri. Estes trabalhos estiveram expostos na Biblioteca Escolar de Campia.
- No dia 4 de outubro foi dinamizada a história “A Bruxa Guxaguxa” aos alunos do 1.º e do 2.º.anos de Campia. Após a leitura animada da história, os alunos realizaram um pequeno atelier de ilustração e deixaram um pequeno pensamento sobre a história. 
- No dia 24 de outubro foram realizadas 3 sessões. A autora, vestindo a pele da boneca Lili, divertiu os alunos com lições muito sérias: a importância da leitura e da educação ambiental. Esta atividade resulta da articulação entre professora bibliotecária, educadoras e professoras titulares.

Sessões de preparação para o encontro com a ilustradora Alexandra Gonçalves

S
-Com vista à preparação do encontro com a ilustradora Alexandra Gonçalves foram realizadas, no dia 13 de novembro, sessões de dinamização de leitura do livro "E o burro sou eu?", destinadas a todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento.Os alunos foram convidados a ouvir atentamente a história para, posteriormente, resolverem um quiz (quizizz) em grupo. Os discentes provaram ser bons ouvintes e esse facto refletiu-se nos resultados do quizz.

Encontro com a ilustradora Alexandra Gonçalves

Integrado no âmbito do projeto “Ler+ Ser+> Cidadania” teve lugar o encontro com a ilustradora Alexandra Gonçalves, destinado aos alunos do 1.º CEB do Agrupamento. A nossa convidada apresentou e ensinou várias técnicas de desenho baseadas na obra “E o Burro sou eu?”, de Henrique Pereira. Nas escolinhas de Viladra e de Cambra, houve ainda tempo para realizar um pequeno Workshop com os alunos. Imagine-se que, a partir apenas de figuras geométricas, os alunos conseguiram desenhar um pássaro montado num lápis voador! Parece que alguns descobriram a sua queda para o desenho!

ilustradora_Alexandra_Gonçalves.jpg

Sessões de preparação para o encontro com Afonso Reis Cabral

Entre 11 e 20 de fevereiro serão realizadas sessões de preparação para o encontro com Afonso Reis Cabral, destinadas a todas as turmas do ensino secundário do AGEVC. 
Motivar para a leitura do romance "Pão de Açúcar",refletir sobre a temática que esteve na sua génese e ,consequentemente, sobre Direitos Humanos são os principais objetivos destas sessões. Este encontro está integrado no projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania"

20190215_183805-02.jpeg
Afonso Reis Cabral_novo.png

Encontro com Afonso Reis Cabral

Em nome da Equipa da Biblioteca Escolar, agradeço o envolvimento e o comportamento de todos os alunos do ensino secundário. Agradeço, igualmente, a generosidade e disponibilidade dos professores que acompanharam as turmas. Agradeço o envolvimento e a preocupação da Direção do Agrupamento. Agradeço a disponibilidade do pessoal não docente envolvido na preparação do espaço. Por fim, agradeço à minha equipa (pessoal docente e não docente) que foi incansável neste processo.

Encontro com André Caetano

Realizaram-se. hoje, duas sessões com o ilustrador André Caetano: uma na ESV, destinada ao 9.ºano, e outra na BE de Campia, destinada ao 7.º e 8.º anos. Antes da dinamização da sessão de Campia foram entregues os prémios dos concursos “Autor do Mês" " Livro do Mês" e " Problema de Matemática", aos alunos do 1.º e 3.º Ciclos. 

André Caetano.png
cartaz Rui Chafes.jpg

Encontro com Rui Chafes

Finalizamos a nossa Semana da Leitura com "chave de oiro": encontro com o artista plástico Rui Chafes. Muito nos ensinou sobre a sua obra e deslumbrou com o seu conhecimento.

Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram a concretizar o programa da nossa Festa da Leitura: direção do AGEVC, pessoal docente e não docente, alunos, pais, avós, AE de Vouzela, CM de Vouzela,Biblioteca Municipal de Vouzela, Cruzeiro das Letras e Grupo Leya.

Sessão de preparação para o encontro com Conceição Dinis Tomé - 3.º Ciclo

Entre 24 de setembro e 8 de outubro, realizaram-se sessões de preparação para o encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé, que se irá realizar no dia 28 de outubro.

Todos alunos do 7.º e 8.º anos do 3.º Ciclo do Agrupamentom foram confrontados com "pistas de leitura" com o objetivo de espicaçar a sua curiosidade. Visualizaram, ainda, um pequeno documentário "Auschwitz" para refletir...

Sessão de preparação para o encontro com Conceição Dinis Tomé - 2.º Ciclo

No dia 24 de outubro, realizou-se, uma sessão de preparação para o encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé, que se irá realizar no dia 28 de outubro.

Todos alunos do 2.º Ciclo foram confrontados com "pistas de leitura" com o objetivo de espicaçar a sua curiosidade. Visualizaram, ainda, um pequeno documentário "Auschwitz" para refletir...

Sessão de preparação para o encontro com Paulo Santos - EPE

Entre 14 e 18 de outubro, realizaram-se sessões de preparação para o encontro com o escritor e apicultor Paulo Santos, que se irá realizar no dia 21 de outubro.

Todos alunos da EPE do Agrupamento ouviram a história da "Cuscas no Castelo de Guimarães", viajaram pela História de Portugal e descobriram algumas curiosidades da época do D. Afonso Henriques. No final, receberam um íman com a forma de uma abelha..

Sessão de preparação para o encontro com Paulo Santos - 1.º Ciclo

Entre 30 de setembro e 4 de outubro, realizaram-se sessões de preparação para o encontro com o escritor e apicultor Paulo Santos, que se irá realizar no dia 21 de outubro.

Todos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento ouviram a história da "Cuscas no Castelo de Guimarães", viajaram pela História de Portugal e descobriram algumas curiosidades da época do D. Afonso Henriques. No final, receberam um íman com a forma de uma abelha..

cartaz_divulgação_Vouzela.jpg
cartaz_divulgação_Vouzela.jpg
cartaz.jpg
IMG-20191028-WA0014.jpg
Cartaz Feira de Autor.jpg

No dia 6 de março, a biblioteca escolar, no âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", irá promover o encontro com Francisco Moita Flores. Tendo em conta que este autor é apreciado por muita gente da comunidade educativa, estamos a promover uma Feira de Autor. Poderá adquirir o título desejado na biblioteca escolar de Vouzela.
Neste Natal, Ofereça Livros! Ofereça Cultura.

Sessão de preparação para  encontro com Francisco Moita Flores

Entre 17 de fevereiro e 2 de março vão realizar-se sessões de preparação para o encontro com Francisco Moita Flores, destinadas aos alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos do AGEVC, dinamizadas pela professora bibliotecária.

Encontro com Francisco Moita Flores

 Nos dias 10 e 11 de março, realizaram-se quatro sessões do encontro com Francisco Moita Flores, destinadas aos alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos do AGEVC.

Encontro com Emerenciano Rodrigues

 O encontro com o artista plástico Emerenciano Rodrigues, agendado para o dia 13 de março, não se realizou  devido à pandemia causada pelo Covid-19. Será reagendado em tempo oportuno.

Emerenciano cancelado.jpg
Encontro com a escritora Lúcia Morgado Público 1.º CEB do AGEVC Dia 23 de novembro 2021.jp

Encontro com Lúcia Morgado
 No dia 23 de novembro, realizou-se o encontro com a escritora Lúcia Morgado, destinado às crianças do 1.ºCEB. 
A partir da exploração da história "Mariana a menina que sonha acordado" foram abordados e explorados temas como a divisão de tarefas em ambiente familiar (igualdade de género) e a INCLUSÃO.

cartaz.jpg

Encontro com Alberto Rocco
 Nesta sessão, realizada à distância, o realizador brindou-nos com a sua boa disposição e respondeu a todas as questões colocadas.
Agradecemos a amabilidade e disponibilidade manifestadas pelo realizador.

Sessão de preparação para o encontro com João Rodrigues
 Na Semana da Leitura 2022, será realizado um encontro com João Martins, autor de "Um coração, duas casas". No sentido de preparar os alunos do 2.º CEB para o encontro, a professora bibliotecária irá dinamizar duas sessões de animação de leitura no dia 23 de fevereiro.

Um coração, duas casas (3).jpg

Semana da Leitura: "Poemas e Prosas - temperamento de Arte"

A Biblioteca Municipal de Vouzela apresentou, no dia 11 de março, no Cineteatro,  "Poemas e Prosas - temperamento de Arte" - uma viagem de Saramago a Pessoa, de Almada Negreiros a Mário de Sá Carneiro aos alunos do 11.º e 12.º anos do AGEVC.

Semana da Leitura: Encontro com João Martins e leitura encenada da história "Um Coração, duas casas"

Realizaram-se, no dia 11 de março, duas sessões de leitura encenadas da história "Um coração, duas casas", dinamizadas pela equipa da Biblioteca Municipal, uma destinada aos 5.º e outra ao 6.ºano da EB de Campia. Seguindo-se um diálogo com um dos autores do livro, João Martins. No final, cada criança recebeu uma queijada de chocolate.
Um agradecimento muito especial à dona Zinha pelos magníficos arranjos florais, à dona Lurdes pelas deliciosas queijadas de chocolate, ao senhor Pedro, dona Irene e dona Joana pelo apoio e preparação no espaço.

Um coração, duas casas (2).jpg

Encontro com Cristina Quental e Mariana Magalhães: Recursos

Encontro com Cristina Quental e Mariana Magalhães

Realizou-se, no dia 26 de outubro, o encontro online com as autoras Cristina Quental e Mariana Magalhães, destinado às crianças do 1.º CEB da EB de Campia.

Depois de uma breve apresentação biográfica feita por uma aluna do 3.º ano e o relato de atividades desenvolvidas no âmbito da história “Ciclo do Pão” por uma das professoras presentes, Cristina Quental e Mariana Magalhães apresentaram os diferentes títulos da coleção. No final, algumas crianças colocaram questões muito pertinentes, gerando-se uma interação muito interessante entre elas e as autoras.

Encontro com Francisco Manso

No âmbito do projeto “Ler+ Ser+> Cidadania”, subtema “Ler+ Artes”, em articulação com as áreas disciplinares de História e de Filosofia, será realizado o encontro com o cineasta Francisco Manso.

Francisco Manso nasceu em Lisboa,28 de novembro de 1949. Realizador com uma longa e produtiva carreira iniciada na década de 70, Francisco Manso conta com um vasto currículo que inclui várias produções premiadas internacionalmente. Além de curtas e longas-metragens realizadas para cinema e televisão na área da ficção, é, sobretudo, uma figura incontornável no panorama do cinema documental português.
A sua obra é marcada pelo documentário de carácter social, antropológico ou etnográfico, por um lado, e também por produções dedicadas a episódios marcantes da história recente de Portugal e a figuras, movimentos e correntes de relevo da cultura lusófona. Um desses episódios marcantes da nossa história e que faz jus a uma figura incontornável , está retratado no filme "O Cônsul de Bordéus"(2011), co-realizado com João Correa, que narra a vida de Aristides de Sousa Mendes, nascido em Cabanas de Viriato,distrito de Viseu, que durante a 2ª Guerra, contrariando ordens expressas de Salazar, salvou milhares de judeus que fugiam dos nazis a conceder-lhes vistos em Bordéus,onde era cônsul.
Presentemente, está a passar, na RTP, a série "Abandonados", baseada em factos reais, ocorridos em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão. Nesta série é igualmente retratada outra figura extraordinária, general Mário Lemos Pires, outro ilustre filho do distrito de Viseu (Lamego).

Cartaz.png

Feira de Autor - José Milhazes

No dia 9 de março o escritor e comentador José Milhazes virá ao nosso agrupamento. Por esse motivo, a BE está a realizar uma Feira de Autor.
Aparece e folheia os livros expostos.
Podes adquirir um dos seguintes títulos:
- “O Favorito Português de Pedro o Grande”
- “A mais breve história da Rússia”
- “Os Blumthal”
- “Cunhal Brejnev e o 25 de Abril”
-“Antologia do pensamento geopolítico e filosófico russo (século IX-XXI)”
- “Lavrenti Béria - O carrasco ao serviço de Estaline”
- “Do Porto ao Gulag - A viagem secular de uma família portuense no Império Russo- Soviético”
- “As minhas aventuras no país dos sovietes”

Cartaz- Feira de Autor.png

Encontro com Francisco Manso

No âmbito do projeto da Biblioteca Escolar “Ler+ Ser+ > Cidadania”, subtema Ler+ Artes, realizou-se, no dia 23 de janeiro, em articulação com os grupos disciplinares de História e de Filosofia, o encontro com o cineasta Francisco Manso, destinado aos alunos do 8.ºC, 9.º AC, 9.ºA, 9.ºB, 10.ºB, 11.ºB e 12.º B do AGEVC, no Cineteatro João Ribeiro.
Neste encontro, foi visionada a longa curta-metragem “O Cônsul de Bordéus”, realizada, em 2011, por Francisco Manso e João Corrêa, que retrata a coragem e a determinação de Aristides de Sousa Mendes que salvou milhares de judeus do extermínio nazi, concedendo-lhes vistos, tendo, inclusivamente, desafiado as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar, que, durante a Segunda Grande Guerra, desejou manter a neutralidade de Portugal. No final, o realizador conversou com a plateia, num ambiente muito informal, respondendo a questões bastante pertinentes sobre a temática e personagens do filme.
A equipa da BE agradece o envolvimento e o apoio da Direção do AGEVC e da autarquia de Vouzela na promoção e na realização deste evento. Agradece, igualmente, ao posto de turismo a visita guiada ao centro histórico da vila; a gentileza e disponibilidade da dra. Teresa, diretora do Museu Municipal, pela visita ao espaço; ao técnico da cineteatro, senhor Batista, pelo profissionalismo; aos professores e alunos presentes, sem os quais esta iniciativa não teria sido possível.

Mês da Leitura: Encontro com José Milhazes

No dia 9 de março, realizou-se, a convite da Biblioteca Escolar, o encontro com José Milhazes, destinado aos alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos do agrupamento.
Este evento, realizado em articulação com os professores de História e de Português, mereceu o agrado e o interesse dos nossos alunos que , de forma muito inteligente e cívica, interagiram com este ilustre comentador e profundo conhecedor da história da Rússia.
Para que esta atividade se concretizasse, houve envolvimento e trabalho da parte de muitos intervenientes. Sem desconsiderar ninguém que, de forma direta ou indireta, deu o seu enorme contributo ao longo de todo o processo que culminou no dia de ontem, deixo um agradecimento gigantesco aos seguintes elementos da equipa de biblioteca: Anabela Rodrigues, sempre disponível para qualquer função ou tarefa relacionada com o encontro, incluindo a responsabilidade na venda de livros escritos por José Milhazes (Feira de Autor) e à professora Ivone Ramos que pintou uma belíssima aquarela do rosto do autor para lhe oferecer. Agradeço igualmente o apoio, o contributo e a disponibilidade da Direção do AGEVC; a gentileza e a disponibilidade do representante do Grupo Leya; o apoio logístico (transporte dos alunos da EB de Campia) e do espaço da realização do encontro (Auditório 25 de Abril) à Câmara Municipal de Vouzela.
A professora bibliotecária,
Ana Braguês

Encontro com o artista plástico Xico Gaivota: 7.º ano de escolaridade

NNo âmbito do projeto "Ler+ Ser+> Cidadania", subtema "Ler+Artes", realizar-se-á, no dia 21 de abril, o encontro com Xico Gaivota.
Este evento será financiado pelo Município de Vouzela e destina-se aos dois agrupamentos de escola do concelho. Na parte da manhã, o artista plástico realizará workshops destinados aos alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e, na parte da tarde, aos alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.

Cartaz.png

Encontro com o artista plástico Xico Gaivota: 7.º ano de escolaridade

Na passada sexta-feira, 21 de abril, realizou-se o encontro com o artista plástico Xico Gaivota, destinado aos alunos do 2.º ciclo do AE de Vouzela e do 7.º ano do AGEVC, envolvendo 201 crianças e jovens do concelho.
Ricardo Ramos, mais precisamente “Xico Gaivota”, é um artista plástico ambientalista que, do lixo que recolhe das praias, faz arte, sendo, por isso, reconhecido pelas suas intervenções para a consciencialização e sensibilização global sobre o lixo existente no mar. Há vários anos que percorre quilómetros pelas praias nacionais, de norte a sul, recolhendo plásticos e outros materiais, que se tornam na matéria-prima para as suas criações originais, onde a temática dos animais marinhos é constante.
Num dia fantástico, marcado pela ideia de sustentabilidade, consciência ambiental e muita criatividade, os alunos construíram as suas próprias peças com fragmentos de lixo não manipulados e sem o uso de quaisquer colas ou tintas durante a sua produção, bastando apenas um pequeno pedaço de bostick para as unir.
Ao longo do dia, a realização de cinco workshops, três na Escola Básica e dois na Escola Secundária de Vouzela, permitiram não só desvendar os diversos interesses e motivações deste artista numa breve apresentação teórica que encetou cada um deles, como também percecionar a técnica utilizada que girou em torno de um “puzzle criativo”, cujas peças , detritos multicolores com formas, materiais e texturas muito diversificadas, num redopiar de “construção” e posterior “desmontagem” no final de cada uma das sessões, nas mãos dos nossos jovens, fizeram brotar “esculturas” carregadas de imaginação e de cor.
Agradecimentos ao Município de Vouzela que suportou financeiramente, no âmbito do Projeto de Promoção de Sucesso Educativa, os honorários do artista plástico, ao restaurante “Tasquinha de Lafões” que lhe ofereceu o um requintado e delicioso almoço e ao “Café Central” que lhe ofertou de uma caixa de pastéis.
A dinamizadora,
Ivone Ramos

IMG-20230421-WA0009.jpg
Cartaz AE Vouzela e Campia.png

workshop "Pais Digitais - pela parentalidade digital positiva"

No próximo dia 19 de maio, vai realizar-se, das 18:00h às 19:00h, no Auditório 25 de Abril, o workshop "Pais Digitais - pela parentalidade digital positiva", dinamizado por Tito de Morais e Cristiane Miranda no âmbito do projeto "Agarrados à Net", destinado aos Encarregados de Educação dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Vouzela.
Esta iniciativa resulta de uma articulação entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de Informática e conta com o apoio financeiro das Associações de Pais dos dois agrupamentos de Escolas do Concelho: Agrupamento de Escolas de Vouzela e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.
Este workshop tem por objetivos identificar os principais benefícios e oportunidades das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens, conhecer as 5 principais categorias de risco online (os 5 C’s) a que crianças e jovens, mas também adultos, podem estar expostos online, compreender o desenvolvimento do cérebro humano e a sua importância na utilização dos ecrãs, saber aplicar os princípios para uma parentalidade digital positiva.
Contamos com a sua presença. Faça a sua inscrição neste link: https://bit.ly/paisdigitaisagevc 

MIBE: Encontro com Pedro Leitão - sessões de divulgação de biografia e obra do autor

No dia 24 de outubro, o escritor e ilustrador Pedro Leitão virá ao nosso agrupamento para dinamizar três sessões de animação de leitura destinadas a todas as crianças do 1.º ciclo. No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária irá promover pequenas sessões, ao longo desta semana, junto das mesmas crianças.

MIBE: Apresentação do autor Pedro Leitão - 1.º ciclo da EB de Campia

No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária dinamizou, no dia 3 de outubro, duas pequenas sessões de apresentação do autor e dos seus livros junto das crianças do 1.º ciclo da EB de Campia

MIBE: Apresentação do autor Pedro Leitão - 1.º ciclo da EB de Cambra

No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária, no dia 13 de outubro,  dinamizou três pequenas sessões de apresentação do autor e dos seus livros junto das crianças do 1.º ciclo da EB de Cambra.

20231009_134255.jpg

MIBE: Encontro com Pedro Leitão - sessões de divulgação de biografia e obra do autor

No sentido de dar a conhecer alguns dados biográficos e os livros da coleção “Zé Leitão e Maria Cavalinho”, a professora bibliotecária, no dia 9 de outubro,  dinamizou uma pequena sessão de apresentação do autor e dos seus livros junto das crianças do 1.º ciclo da EB de Viladra.

MIBE: Encontro com Pedro Leitão

As escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento receberam, no dia 24 de outubro, a visita do ilustrador e escritor Pedro Leitão, que proporcionou, em cada um destes espaços, uma experiência de leitura e de ilustração muito enriquecedoras. Após as boas-vindas ao autor, este fez uma breve apresentação das obras da coleção "As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", recorrendo a um PowerPoint animado, através do qual se despoletou a interação com os alunos, que foram lendo cada uma das passagens selecionadas pelo autor, mimando-as com sons, canto e gestos sugeridos pelo mesmo. Antes das questões habituais sobre a sua vida e obra, o autor brindou-nos com um momento mágico: apreciar o verdadeiro génio da ilustração em ação, construindo um pequeno mural, em papel de cenário, onde as personagens da coleção ganham destaque. Este mural, realizado em cada uma das escolas visitadas, será posteriormente pintado pelas crianças. Para terminar, Pedro Leitão deu autógrafos, personalizando-os com a personagem preferida de todas as crianças que adquiriram um exemplar, individualizando também cada desenho com a sua atividade predileta (jogar à bola, ler…). O encontro contou com a recetividade de todo o público, nomeadamente das crianças, que responderam positivamente às constantes solicitações de interação com o escritor/ilustrador. A equipa da Biblioteca Escolar ofereceu uma ilustração a aguarela, com uma imagem do artista e das suas personagens, elaborada pela professora Ivone Ramos. A professora bibliotecária agradece o apoio da Leya nesta iniciativa, o envolvimento e profissionalismo dos assistentes operacionais, senhor Pedro Tavares e dona Zinha, pela colaboração, apoio e empenho dos professores do 1.º ciclo e pelo trabalho e dedicação dos elementos da equipa envolvidos nesta atividade, Natividade Teixeira e Ivone Ramos.

bottom of page