top of page

Sessão de Cinema: O Milagre da Cela 7

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania" e integrada no subtema "Ler+ Artes", realizou-se uma sessão de cinema, destinada ao 9.ºA, articulada com Cidadania e Desenvolvimento.Esta atividade, integrada no domínio Direitos Humanos, visou assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Por esse motivo, o filme selecionado foi "Milagre da Cela 7" de Mehmet Ada Öztekin. No dia 3 de dezembro, em contexto de sala de aula realizar-se-á um em torno da temática da sessão.

Cartaz.jpg

O Museu vem à Escola

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrada no subtema Ler+ Artes, foi estabelecida uma parceria com o museu de Vouzela com o intuito de dar a conhecer o espólio desta instituição à comunidade educativa.

Assim, ao longo do ano letivo, serão realizadas exposições temporárias no espaço da biblioteca escolar. 

A primeira, referente à Bienal Internacional de Arte Jovem - Vouzela, estará patente ao público entre 30 de novembro e 10 de janeiro.

 Esta exposição é o resultado de uma iniciativa que colocou Vouzela no circuito das artes plásticas. Estes encontros reuniram centenas de jovens oriundos de todo o mundo, promovendo, assim, a troca de experiências entre os participantes a vários níveis, com particular relevo nos campos artístico, organizativo e cultural.

Através da criatividade e da arte, dezenas de jovens europeus, e não só, partilharam a descoberta do Concelho de Vouzela, da sua monumentalidade, da sua História e das suas gentes, partilharam as suas ideias e as suas culturas, aproximando-se numa vivência liberta de preconceitos e rica em valores como o respeito pelos outros, a paz e a defesa do património. Permitiu, igualmente, que os jovens com grande sensibilidade artística e com um futuro promissor neste campo conhecessem a beleza de Vouzela, transportando para as telas a sua perspectiva estética dos encantos do Concelho.

Visitem o espaço e contemplem alguns desses maravilhosos trabalhos.

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia (3).jpg

Realizou-se, no dia 10 de dezembro, o encontro com o realizador Alberto Rocco.
Dados biográficos:
Alberto Rocco nasceu em Turim, Itália, em 1968, formou-se em Ciências da Informação. Com mais de 25 anos em realização de cinema e produção audiovisual, Alberto Rocco dirige a empresa Sonomage Produção Audiovisuais, do Grupo Media Consulting – Consultoras de Comunicação. Alberto Rocco realizou em 2008 “A Bússola”, em 2015, “O Esquema”, em 2016, “Hospedeiro H653” e “Born to fly”, em 2017, Faustus” e , em 2018, “Prometo Falhar- O filme”.Este último inspirado no bestseller de Pedro Chagas Freitas, tendo recebido distinções da Hollywood International Independent Documentary Awards, The ASEAN Interanational Films Festival and Awards (AIFFA), Roma Cinema Doc Film Fest e o Silver Award pela Spot light Documentary Film Awards – The Best Independent Documentary Films (Estados Unidos, 2019) e foi finalista nos Prisma Independent Films Awards.

cartaz.jpg
Encontro com Alberto Rocco.jpg

O Museu Vem à Escola

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrada no subtema Ler+ Artes, foi estabelecida uma parceria com o museu de Vouzela com o intuito de dar a conhecer o espólio desta instituição à comunidade educativa.
A primeira, esteve patente ao público entre 30 de novembro e 01 de fevereiro.

A segunda, estará patente de 02 a 28 de fevereiro.

8 de março.jpg

Semana da Leitura: Sessão de cinema

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania”, subtema "Ler+ Artes", foi realizada, no dia 8 de março, uma sessão de cinema, destinada ao 9.ºC, articulada com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, visando a comemoração dos Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica e Dia Internacional da Mulher, integrada nos domínios Direitos Humanos e Igualdade de Género. Para assinalar as datas e refletir sobre estas problemáticas, os alunos irão visualizar o filme "A Rapariga no Comboio", baseado no livro com o mesmo nome de Paula Hawkins. Posteriormente, em contexto de sala de aula, essa temáticas serão debatidas na turma.

Sessão de cinema: "Chama-me pelo teu nome"

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania”, subtema "Ler+ Artes", foi realizada, no dia 20 de maio, a primeira parte de uma sessão de cinema, destinada ao 9.ºA, articulada com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, visando a comemoração do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia e a Transfobia, integrada nos domínios Direitos Humanos e Igualdade de Género. Para assinalar a data e refletir sobre este assunto, os alunos visualizaram o filme "Chama-me pelo teu nome", baseado no livro com o mesmo nome de André Aciman. Posteriormente, em contexto de sala de aula, será finalizada a visualização do filme e será feito um debate em torno do mesmo.

cartaz- Chama-me pelo teu nome.jpg

O Museu vem à Escola

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrada no subtema Ler+ Artes, foi estabelecida uma parceria com o museu de Vouzela com o intuito de dar a conhecer o espólio desta instituição à comunidade educativa.
A primeira, esteve patente ao público entre 30 de novembro e 01 de fevereiro, a segunda, de 02 a 28 de fevereiro, e a terceira, de 18 de março a 8 de abril, no espaço da Biblioteca Escolar destinado para o efeito.

Exposição "Memórias..."

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela tem patente, entre 2 e 30 de junho, uma exposição de fotografias antigas de Vouzela.
A exposição é constituída por 18 fotos e mostra uma retrospetiva dos vários períodos pelos quais Vouzela passou, desde 1910 até à atualidade.
A ponte do caminho de ferro, Avenida João de Melo, a capela de São Frei Gil, Igreja Matriz e Museu Municipal (antiga cadeia) são alguns dos motivos retratados nesta mostra.
Esta atividade resulta da parceria entre a Biblioteca Escolar do AGEVC e o Museu Municipal de Vouzela.

MEMÓRIAS ....png

O Museu vem à Escola

Exposição de Fotografia

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", subtema Ler+ Artes, no presente ano letivo foi renovada a parceria entre a Biblioteca Escolar do AGEVC e o Museu Municipal de Vouzela, denominada “O Museu vem à Escola”, cujo objetivo primordial é o de dar a conhecer o espólio desta instituição à comunidade educativa.

A primeira, que vai estar patente entre 26 de setembro e 31 de outubro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela, será a exposição de fotografia “Igreja Matriz de Vouzela: Crónica em Imagens”, uma mostra que inclui fotos deste monumento do período compreendido entre 1894 e 2022.

A exposição, aquando da sua inauguração, a 29 de junho de 2022, no Museu Municipal de Vouzela, visou assinalar o centenário da classificação da Igreja Matriz como Monumento Nacional.

Visite-nos!

Cartaz Exposição setembro-outubro.png
Exposição (1).png

O Museu Vai à Escola: 2.ª exposição

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", subtema Ler+ Artes, vai estar patente, 11 de novembro e 16 de dezembro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela, a segundo exposição de fotografias “Compreender e Preservar”. O concelho de Vouzela detém um vasto e diversificado património, que, em conjunto com as suas gentes e as suas vivências, identificam e distinguem esta região. As imagens apresentadas são registos fotográficos recolhidos aos longo dos anos por vários fotógrafos e são representativas desse património e dessas memórias que todos devemos conhecer e respeitar. 

Ler+ Artes: sessão de cinema

No âmbito do projeto ”Ler+ Ser+> Cidadania”, subtema “Ler+ Artes, a Biblioteca Escolar, em articulação com da docente de História (também dinamizadora da atividade), realizou-se, no dia 25 de outubro, a sessão de cinema “O último do batalhão” de Russell Mulcahy, destinada aos alunos do 9.ºA, B e C da ES de Vouzela.

cartaz.png

Encontro com Francisco Manso

No âmbito do projeto “Ler+ Ser+> Cidadania”, subtema “Ler+ Artes”, em articulação com as áreas disciplinares de História e de Filosofia, será realizado o encontro com o cineasta Francisco Manso.

Francisco Manso nasceu em Lisboa,28 de novembro de 1949. Realizador com uma longa e produtiva carreira iniciada na década de 70, Francisco Manso conta com um vasto currículo que inclui várias produções premiadas internacionalmente. Além de curtas e longas-metragens realizadas para cinema e televisão na área da ficção, é, sobretudo, uma figura incontornável no panorama do cinema documental português.
A sua obra é marcada pelo documentário de carácter social,antropológico ou etnográfico, por um lado, e também por produções dedicadas a episódios marcantes da história recente de Portugal e a figuras, movimentos e correntes de relevo da cultura lusófona. Um desses episódios marcantes da nossa história e que faz jus a uma figura incontornável , está retratado no filme "O Cônsul de Bordéus"(2011), co-realizado com João Correa, que narra a vida de Aristides de Sousa Mendes, nascido em Cabanas de Viriato,distrito de Viseu, que durante a 2ª Guerra, contrariando ordens expressas de Salazar, salvou milhares de judeus que fugiam dos nazis a conceder-lhes vistos em Bordéus, onde era cônsul.
Presentemente, está a passar, na RTP, a série "Abandonados", baseada em factos reais, ocorridos em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão. Nesta série é igualmente retratada outra figura extraordinária, general Mário Lemos Pires, outro ilustre filho do distrito de Viseu (Lamego).

 

Cartaz.png
IMG-20230124-WA0006.jpg

Encontro com Francisco Manso

No âmbito do projeto da Biblioteca Escolar “Ler+ Ser+ > Cidadania”, subtema Ler+ Artes, realizou-se, no dia 23 de janeiro, em articulação com os grupos disciplinares de História e de Filosofia, o encontro com o cineasta Francisco Manso, destinado aos alunos do 8.ºA, 9.º AC, 9.ºA, 9.ºB, 10.ºB, 11.ºB e 12.º B do AGEVC, no Cineteatro João Ribeiro.
Neste encontro, foi visionada a longa curta-metragem “O Cônsul de Bordéus”, realizada, em 2011, por Francisco Manso e João Corrêa, que retrata a coragem e a determinação de Aristides de Sousa Mendes que salvou milhares de judeus do extermínio nazi, concedendo-lhes vistos, tendo, inclusivamente, desafiado as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar, que, durante a Segunda Grande Guerra, desejou manter a neutralidade de Portugal. No final, o realizador conversou com a plateia, num ambiente muito informal, respondendo a questões bastante pertinentes sobre a temática e personagens do filme.
A equipa da BE agradece o envolvimento e o apoio da Direção do AGEVC e da autarquia de Vouzela na promoção e na realização deste evento. Agradece, igualmente, ao posto de turismo a visita guiada ao centro histórico da vila; a gentileza e disponibilidade da dra. Teresa, diretora do Museu Municipal, pela visita ao espaço; ao técnico da cineteatro, senhor Batista, pelo profissionalismo; aos professores e alunos presentes, sem os quais esta iniciativa não teria sido possível.

Semana da Leitura - exposição - 27 de março a 21 de abril

Na última semana de aulas do 2.º período, foi colocada, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Vouzela, uma pequena exposição com alguns trabalhos realizados pelos alunos do 7.º ano na disciplina de Educação Visual. A elaboração destes desenhos , pintados a guache, para além do desenvolvimento da técnica, teve como objetivo a construção geométrica da espiral e o seu enquadramento numa composição visual dinâmica, juntamente com outros elementos da forma. Esta pequena mostra revelou ser um complemento interessante à nossa Feira do Livro realizada entre 27 e 31 de março. De referir que esta exposição estará patente ao público até ao dia 21 de abril.

Fotos exposição.png
Cartaz.png

Encontro com Xico Gaivota

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+> Cidadania", subtema "Ler+Artes", realizar-se-á, no dia 21 de abril, o encontro com Xico Gaivota.
Este evento será financiado pelo Município de Vouzela e destina-se aos dois agrupamentos de escola do concelho. Na parte da manhã, o artista plástico realizará workshops destinados aos alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e, na parte da tarde, aos alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.
Alguns apontamentos: 

O artista plástico Ricardo Ramos, também conhecido por Xico Gaivota, nasceu, em Lisboa, em 1978.

Xico Gaivota remove plásticos e outros materiais das praias e transforma-os em obras de arte. Para o artista, o lixo encontrado é reaproveitado como matéria-prima para a execução de peças extraordinariamente belas e criativas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






 

Ler+ artes: visualização do filme "A Vida é bela"
No dia 15 de maio, os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Vouzela irão visualizar o filme "A Vida é Bela" que dá a conhecer uma impressionante história dramática contada em tom de fábula cómica sobre o Holocausto e um dos mais belos, divertidos e comoventes hinos de sempre à vida, à liberdade e ao amor.
Este filme foi realizado em 1997 por Roberto Benigni.Em 1938, na região italiana da Toscânia, o simpático judeu Guido apaixona-se por Dora, um professora que está noiva de um funcionário local. Guido, porém, não desiste até ao momento do casamento de Dora que acaba por fugir, em plena cerimónia, com o seu "delicioso cavaleiro andante". Durante cinco anos vivem felizes na companhia do seu delicioso filho Giosuè até que as medidas de perseguição e detenção aos judeus são implementadas na Itália. Guido e Giosuè são deportados para um campo de concentração e Dora decide acompanhá-los. Pai e filho ficam juntos e durante todo o tempo de prisão Guido, de forma engenhosa e com o auxílio dos outros prisioneiros, convence o garoto que estão num campo de férias a jogar um longo e emocionante jogo. Guido consegue transformar cada momento de humilhação, repressão e violência em hábeis situações do suposto jogo em que o garoto vai participando divertido. Finalmente, já perto do fim, Guido morre para salvar o filho, que se reú
ne à mãe no dia da Libertação.

 

cartaz.png
bottom of page