top of page

Espantalharte

Esteve patente, entre 22 e 31 de outubro,  nas bibliotecas escolares do Agrupamento, a exposição "Espantalharte", realizada no âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrada no subtema "Ler+ Sustentabilidade e Solidariedade". Esta atividade resulta de um trabalho articulado entre a BE e os professores das AEC do Departamento de Expressões.

Exposição "A árvore generosa"

Após a exploração da história “A árvore generosa”, as crianças da EPE desenvolveram trabalhos de expressão plástica, com recurso a material naturais e/ou reutilizáveis.

Algumas dessas criações artísticas poderão ser contempladas na BE de Campia.

Exposição "4 Mulheres 4 Visões 4 Técnicas 4 Estudos"

Encetamos a Semana da Leitura do Agrupamento com um tributo à Mulher: a exposição 4 Mulheres 4 Técnicas 4 Visões 4 Estudos, com trabalhos elaborados pelos alunos do 8ºB.

Visite-a, entre 8 e 11 de março, no átrio da Biblioteca Escolar de Vouzela.

cartaz.jpg

Dia Internacional da Mulher

História

O 8 de Março é lembrando no mundo inteiro como o dia internacional da mulher. Mas, qual a origem da data? Classicamente, divulgou-se que no dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. A história guarda certa semelhança com o massacre de Chicago, que deu origem ao Dia do Trabalhador. Mas, apesar das duras repressões contra o movimento operário no período, pesquisas documentais jamais encontraram referência ao tal massacre de Nova Iorque. Outras hipóteses sugerem que durante a 2ª Conferência da Mulher Socialista, a dirigente do Partido Social Democrata alemão, Clara Zetkin, teria proposto um Dia Internacional de Luta das Mulheres, que naquela altura ainda não tinham direito ao voto na maioria dos países europeus. Sabe-se que posteriormente, a II Internacional Socialista que na época ainda reunia nomes como Lenine e Rosa Luxemburgo, teria confirmado a necessidade da data, mas sem definir um dia. Assim, cada país tinha o seu dia que se voltava para greves, manifestações e toda forma de luta que chamasse atenção para as condições de trabalho das mulheres e a discriminação social. No dia 8 de Março de 1917 teve início uma greve de tecelãs e costureiras, em Petrogrado, na Rússia e não nos Estados Unidos. Nesse dia, um grande número de mulheres operárias, na maioria tecelãs e costureiras, saíram às ruas em manifestação por pão e paz e declararam-se em greve. A Rússia encontrava-se arrasada, pois naquela altura estava envolvida na I Guerra Mundial. A manifestação foi um dos acontecimentos que conduziu à primeira fase da Revolução Russa. O processo revolucionário resultou na queda do czarismo e na instalação de uma república parlamentar que duraria só até Outubro, quando ocorre a Revolução Socialista Russa. A Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscovo, em 1921, adopta o dia 8 de Março como data unificada do Dia Internacional da Mulher, para celebrar a greve das costureiras de 1917. A partir daí, a data propagou-se mundo fora. Em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de Março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.


in:http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/

 

Semana da Leitura

Exposição "A Palavra e o Ritual: Novalis"

Está patente, no pavilhão A, a exposição "A Palavra e o Ritual - Novalis", inspirada na obra do artista plástico Rui Chafes. Visite-a!

 

Semana da Leitura

Exposição "O Passeio da Dona Rosa"

No seguimento da apresentação do livro "O Passeio da Dona Rosa", as crianças de um dos Jardins de Infância disponibilizaram-se a realizar um registo gráfico dos acontecimentos que mais os marcaram ao longo da história. Os resultados foram surpreendentes e muito coloridos!

 

FNAC de Viseu

Exposição "Espaço e Expressão"

A FNAC de Viseu irá promover, entre 7 e 12 de abril, a exposição “Espaço e Expressão” que assenta na apresentação de alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos dos 7.º e 8.ºanos da Escola Secundária de Vouzela, realizados no âmbito do projeto da Biblioteca Escolar "Ler+ Ser+ > Cidadania: Ler+ Artes".

A partir das obras de Rui Chafes, Helena Almeida, Fernanda Fragateiro, Helena Vieira da Silva e Paula Rego, os alunos experimentaram técnicas e linguagens visuais variadas, tendo interpretado a essência da criação de cada um destes artistas. Brinde-nos com a sua visita!

No dia 7 de abril, pelas 16:00h, a exposição "Espaço e Expressão" foi apresentada ao público na FNAC de Viseu pela professora bibliotecária e pela professora responsável pela exposição, Margareth Lacerda. Esta apresentação contou também com a colaboração do professor Adrian. Agradecimento especial à Escola Secundária Alves Martins de Viseu pelo empréstimo dos cavaletes que suportam os trabalhos expostos. 

espacoEXPRESSAO.jpg

 

Biblioteca Municipal

de

Vouzela

Exposição "Espaço e Expressão"

Depois de ter estado patente na FNAC de Viseu, a exposição “Espaço e Expressão” poderá ser vista , entre 2 e 10 de maio, na Biblioteca Municipal de Vouzela.

 

Museu Municipal

de

Vouzela

Exposição "Espaço e Expressão"

Depois de ter estado patente na FNAC de Viseu, a exposição “Espaço e Expressão” poderá ser vista , até ao final de maio, no Museu Municipal de Vouzela.

 

Exposição "Novos Contos da Montanha"

Entre 2 e 17 de dezembro, estará patente a exposição "Novos Contos da Montanha", concebida pelos alunos do 8.ºano. Esta iniciativa foi realizada em articulação com Português e Educação Visual e inspirou-se nesta coletânea de contos de Miguel Torga, nomeadamente "Natal". A inspiração adveio da vegetação referida pelo autor ao longo do narrativa.

 

Exposição "O Marronco"

Na sequência da dinamização da história "O Marronco", as crianças elaboraram o seu próprio monstro.Os resultados foram muito interessantes. De salientar que a história falava sobre "medos".

25 de Abril: Dia da Liberdade

Realizou-se, no dia 23 de abril, uma atividade sobre o 25 de Abril, destinada aos alunos do 1.º Ciclo da EB de Campia.
Após a visualização e exploração de um vídeo, seguiu-se a visita à exposição. No final, na oficina de dobragem de papel, os alunos fizeram um cravo para assinalar a efeméride.
POESIA INSTALADA.jpg

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", integrada no subtema "Ler+ Artes", esteve patente no pavilhão B, sala B3, das 08:30h às 17:00h, no dia 09 de junho de 2021, uma instalação de trabalhos elaborados pelos alunos do 9.ºano da Escola Secundária de Vouzela.

Autorretrato: entre 16 e 23 de junho, no âmbito do projeto ALER+, integrada no subtema "Ler+ Artes", irá estar patente a exposição “Autorretrato” , com trabalhos realizados pelos 7..ºA e B, no espaço de exposições  do Pavilhão A. Esta atividade, dinamizada pela docente Margareth Lacerda, dá a conhecer trabalhos que recorreram a tecnologia digital e técnicas de pintura em acrílico

Exposição de História - "E Depois do Adeus" - História de uma Canção de Abril

De forma a assinalar o 25 de Abril, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Área Disciplinar de História, irá promover a exposição "E Depois do Adeus" - História de uma Canção de Abril. Os alunos irão descobrir muitas curiosidades sobre esta emblemática canção

Cartaz exposição.jpg

Exposição 

Museus de Portugal

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e recorrendo a materiais existentes no espólio da biblioteca escolar, vai estar patente, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária, uma exposição, entre 10 e 20 de maio, sobre alguns dos museus portugueses para os dar a conhecer à comunidade educativa.
Esta atividade é dinamizada em articulação com a área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.

Museus de Portugal.jpg

Exposição "E Depois do Adeus- História de uma Canção de Abril"

Para assinalar o 25 de Abril, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Área Disciplinar de História, irá promover, também, entre 09 e 13 de maio, a exposição "E Depois do Adeus" - História de uma Canção de Abril, na Biblioteca Escolar da EB de Campia, de forma a que todos os alunos tenham a possibilidade descobrir muitas curiosidades sobre esta emblemática canção.

Exposição "E Depois do Adeus- História de uma Canção de Abril"

Nas duas sessões realizadas, os alunos visualizaram a apresentação da canção no Festival da Canção de 1974 (https://www.youtube.com/watch?v=MrW6zP161QI&t=3s ) e a canção vencedora da Eurovisão de 74 (https://www.youtube.com/watch?v=3FsVeMz1F5c ). Seguiu-se a explicação dos diferentes painéis que compõem a exposição, sendo referidas informações sobre o autor da letra, da música, do intérprete, curiosidades (como nasceram a letra e música de “E Depois do Adeus”). No final, os alunos resolveram um quiz (disponível no blogue da BE: http://comunicancia.blogspot.com/ )  e receberam um cravo.

Um agradecimento às nossas extraordinárias assistentes operacionais Maria José Ferreira e Lurdes Pereira pela montagem da exposição e elaboração dos cravos e ao nosso assistente operacional Pedro Tavares pelo apoio técnico e preparação do espaço.

Exposição "Museus de Portugal"

De forma a assinalar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a área disciplinar de História, em articulação com a Biblioteca Escolar, deu a conhecer alguns dos museus nacionais, através de uma exposição que esteve patente, entre 10 e 20 de maio, na Escola Secundária de Vouzela.  Deu-se a conhecer os seguintes museus: Museu de Aveiro, Museu do Caramulo, Museu do Brinquedo (Sintra), Museu do Dinheiro, Fábrica do Chocolate, Museu Nacional do Traje, Museu do Douro, Museu do Brinquedo (Seia), Museu do Pão, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional do Azulejo, Museu Alberto Sampaio, Museu Escolar, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu da Guarda, Museu Nacional Machado de castro, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Conímbriga, Museu da Terra de Miranda, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da Marioneta, Museu de Évora, Madeira Etnhographic Museum, Museu Grão Vasco e Museu Municipal de Vouzela.

Exposição "Memórias..."

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela teve patente, entre 2 e 30 de junho, uma exposição de fotografias antigas de Vouzela.
A exposição, constituída por 18 fotos,  mostra uma retrospetiva dos vários períodos pelos quais Vouzela passou, desde 1910 até à atualidade.
A ponte do caminho de ferro, Avenida João de Melo, a capela de São Frei Gil, Igreja Matriz e Museu Municipal (antiga cadeia) são alguns dos motivos retratados nesta mostra.
Esta atividade resulta da parceria entre a Biblioteca Escolar do AGEVC e o Museu Municipal de Vouzela.

Exposição de fotografia “Igreja Matriz de Vouzela: Crónica em Imagens”

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", subtema Ler+ Artes, no presente ano letivo foi renovada a parceria entre a Biblioteca Escolar do AGEVC e o Museu Municipal de Vouzela, denominada “O Museu vem à Escola”, cujo objetivo primordial é o de dar a conhecer o espólio desta instituição à comunidade educativa.
A primeira, esteve patente entre 26 de setembro e 31 de outubro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela, será a exposição de fotografia “Igreja Matriz de Vouzela: Crónica em Imagens”, uma mostra que inclui fotos deste monumento do período compreendido entre 1894 e 2022. A exposição, aquando da sua inauguração, a 29 de junho de 2022, no Museu Municipal de Vouzela, visou assinalar o centenário da classificação da Igreja Matriz como Monumento Nacional.

Exposição (1).png

MIBE: exposição "Construir a Paz"

Esteve patente na Biblioteca Escolar da ES de Vouzela, até meados de novembro, a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas 7.ºA, B, C e D e pelos alunos do Clube de Artes, realizada no âmbito da comemoração do MIBE, em articulação com a disciplina de Educação Visual e organizado pela professora da disciplina. Este ano o tema proposto foi “Harmonia e Paz”.
No primeiro painel estão representadas algumas figuras que, de alguma forma contribuíram para a Harmonia e Paz mundial, tanto nos aspetos sociais como nos ambientais: Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Greta Thunberg e Martin Luther King. Cada aluno teve a responsabilidade de contribuir com a sua pequena parte no desenho.
No segundo painel foi proposto que os alunos pensassem no que deveria sair de uma arma, que não fosse portador de sofrimento e morte, tal como é uma bala ou a própria guerra. Os alunos deram asas à imaginação e desenharam coisas simples e sentimentos que os fazem felizes.

O Museu Vai à Escola: 2.ª exposição

No âmbito do projeto "Ler+ Ser+ > Cidadania", subtema Ler+ Artes, esteve patente, entre 11 de novembro e 16 de dezembro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela, a segundo exposição de fotografias “Compreender e Preservar”. O concelho de Vouzela detém um vasto e diversificado património, que, em conjunto com as suas gentes e as suas vivências, identificam e distinguem esta região. As imagens apresentadas são registos fotográficos recolhidos aos longo dos anos por vários fotógrafos e são representativas desse património e dessas memórias que todos devemos conhecer e respeitar. 

Exposição "Volfrâmio – Ouro Negro”

No âmbito do projeto “Clubes Ciência Viva na Escola”, relacionada com o programa de História do 9º ano, em articulação com Físico-Química, a Biblioteca Escolar e a área de Cidadania e Desenvolvimento, está patente, até meados de abril, no espaço da Biblioteca Escolar da ES de Vouzela, a exposição “Volfrâmio – Ouro Negro”.
Os objetivos desta iniciativa são os seguintes: compreender a importância da indústria local de volfrâmio (minas da Bejanca) que alimentaram a indústria bélica das duas guerras mundiais; conhecer as principais propriedades físicas do volfrâmio; conhecer a história por detrás da sua extração; educar para a paz, para os direitos humanos e justiça social.

Semana da Leitura - exposição - 27 de março a 21 de abril

Na última semana de aulas do 2.º período, foi colocada, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Vouzela, uma pequena exposição com alguns trabalhos realizados pelos alunos do 7.º ano na disciplina de Educação Visual. A elaboração destes desenhos , pintados a guache, para além do desenvolvimento da técnica, teve como objetivo a construção geométrica da espiral e o seu enquadramento numa composição visual dinâmica, juntamente com outros elementos da forma. Esta pequena mostra revelou ser um complemento interessante à nossa Feira do Livro realizada entre 27 e 31 de março. De referir que esta exposição estará patente ao público até ao dia 21 de abril.

Fotos exposição.png
cartaz.png

Exposição: "O Fascismo na Alemanha"

Entre 26 de maio e 16 de junho, a exposição "O Fascismo na Alemanha" estará patente no espaço na Biblioteca Escolar. Esta iniciativa foi articulada com a docente de História do 9.º ano da Escola Secundária de Vouzela.

cartaz.png
20230426_091631.jpg
20230426_091723.jpg
20230426_091706.jpg

Exposição de utensílios utilizados pelos apicultores: EB de Campia

Está patente, na Biblioteca Escolar da EB de Campia, uma pequena exposição de utensílios utilizados pelos apicultores.
O material que compõe a exposição foi emprestado pela professora Natividade Teixeira e pela dona Zinha, assistente operacional da EB de Campia. A exposição foi montada pelos assistentes operacionais Pedro Tavares e Maria José Ferreira (dona Zinha).

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos: Workshop de Xico Gaivota

Encontra-se patente, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Vouzela, uma exposição de fotografias que retratam alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos no workshop dinamizado pelo artista plástico Xico Gaivota. Esta atividade foi realizada no 21 de abril e destinou-se a todos os alunos do 7.º ano do AGEVC.

bottom of page